quarta-feira, 26 de maio de 2010

Princesas



Nunca liguei para histórias de princesas na minha infância. Preferia ouvir piadas no rádio e atazanar meu pai pedindo estórias do Pedro Malasartes ou de bichos espertos como raposas e macacos. Sempre achei contos de fadas esquisitos, onde matavam os lobos, comiam crianças, mulheres invejosas jogavam pragas e os príncipes davam beijos em mulheres que aparentemente estavam mortas! Assustador! Parece mais contos de terror do que histórias para crianças dormirem.

Algumas artistas, utilizando os contos de fadas como partida, desenvolveram trabalhos falando sobre a sexualidade, a relação do feminino e o conceito cultural de beleza.


A fotógrafa canadense Dina Goldstein elaborou uma série de fotografias entituladas "Fallen Princess" (literalmente a tradução seria "Princesas caídas", mas na minha opinião seria algo como "Princesas decadentes") a partir da observação do fenômeno Princesas da Disney entre as meninas. Nesta série, a fotógrafa questiona os finais felizes dos filmes sobre o tema da Disney justapondo as "princesas perfeitas" com a realidade.


Já Marina Bychkova trabalha com delicadas bonecas de porcelana ou resina chamadas por ela de "Enchated Doll" (ou boneca encantada) fabricadas por ela mesma, com riqueza de detalhes, tanto na pintura do corpo quanto nos acessórios. Ela expõe ou produz fotografias com os temas utilizando as bonecas com acessórios ou nuas, questionando a relação das histórias de diversas culturas com a violência e a sexualidade, como no trabalho "Necrofilia" a partir da estória da Branca de neve.


De fato, as histórias originais dos contos de fadas que conhecemos hoje são bem macabras, com incesto, pedofilia, necrofilia e violência que foi um pouco atenuado para o gosto burguês da época pelos irmãos Grimm. A Disney adaptou essas histórias para crianças, criando finais felizes. Outra coisa para se questionar é se fazemos bem contando as meninas que um príncipe encantado salva a bela princesa da madastra má e vivem felizes para sempre, se na realidade não é bem assim que acontece, nem todos os relacionamentos duram para sempre e os pais se casam com outras pessoas depois. É um caso a se pensar.

Gostou das imagens? Clique nas imagens ou nos links e conheça mais sobre os contos de fadas e artistas citadas.


6 comentários:

andrea disse...

Nossa, já tinha visto a foto da bela colocando botox, mas as outras são assustadoras!!!!Pior que a Samara!!!hahaha...
Muito bom!

Bruna disse...

Vi alguma coisa nesse sentido na Marie Claire, mas pra falar a verdade não curto muito não. Prefiro pensar nos contos de fadas lindos e perfeitos com final feliz dos contos da Disney. Se a vida não é tão colorida, pelo menos a imaginação pode ser. Beijos!

Publicidade de Salto disse...

É, eu definitivamente prefiro os contos de fada. mesmo assim é importante falar sobre estética e suas implicações.

http://publicidadesaltoalto.blogspot.com/

paraiso disse...

Oi, vim deseja boa sorte no sorteio do Look Day..

Gostei das imagens e de ver a realidade de outra maneira, só conhecia a da bela colocando botox, infelizmente as histórias estão assim hoje.

Beijos.

Laiinee disse...

É, eu definitivamente prefiro os contos de fada [2]
Achei super interessante seu post, parabéns.

dá uma passadinha lá no meu blog, tem sorteio lá.

1º Sorteio Purple Wishes em parceria com CPC Acessórios.
http://purplewishes.freevar.com/parceria-cpc-sorteio/

- 1 necessàire grande
- 1 mini necessàire
- 1 porta absorventes
- 1 porta níquel.

2º Sorteio Purple Wishes em parceria com Merheje
http://purplewishes.freevar.com/2sorteio-pw/

- 1 esmalte Realce Tratamento Extra Brilho
- 1 esmalte Realce na cor Rosa
- 1 esmalte Realce na cor Laranja
- 1 Alicate Merheje
- Batom Abelha Rainha na cor Rosa Chiclete

(irei acrescentar mais um mimo)
{divulgando este sorteio terá direito a mais uma participação}

Daniela Prata disse...

Olá,
Obrigada por sua visita lá no blog. Seja sempre bem vinda!
Adorei seu blog, parabéns!
Beijos,
Dani