terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Feliz Ano Novo!

Olá, pessoal! Continuo super atarefada com os planos, mas pretendo terminar ainda esse ano. Infelizmente, não tive tempo de fazer a pesquisa para o post de Natal (faço o ano que vem, rs), resolvi fazer o post de Ano Novo.

O Ano Novo é a comemoração do término do ano e o começo de outro (meio óbvio) e é celebrado em diversas culturas dependendo do calendário adotado.

No Ocidente, a data de 1 de janeiro como Ano Novo foi fixada pelo governador romano Júlio César (apesar de ter de auto nomeado ditador vitalício, ele não chegou a princeps sanatus e, consequentemente, não é considerado imperador pelos historiadores) . Em 44.a.C., já havia percebido que o calendário não estava de acordo com as estações, Júlio consultou astrônomos egípcios e foi constatado que o ano tinha exatos 365,25 dias e não 364 como no calendário vigente na época. Acrescentou mais 3 meses, criou o ano bissexto e aproveitou para batizar um mês com seu nome (julho).
Os romanos dedicavam o mês de janeiro a Janus, o porteiro celestial. Ele era representado com duas cabeças (passado e futuro) e era o responsável por abrir as portas do ano que se iniciava. Em tempos de guerra as portas principais de seu templo eram abertas e fechadas em tempos de paz.

A imagem acima é um busto representado Janus do Museu do Vaticano, em Roma. Não consegui informações sobre essa imagem, apesar do número de catalogação. Quando as tiver, colocarei no post.

Feliz Ano Novo para vocês! Aguardem as novidades!

Fontes: Wikipedia , o notícias do Terra e por incrível que pareça o site do Ritchie (lembram do Menina Veneno?).


Um comentário:

Ana Lu Fragoso | Blog Oxente Menina disse...

Oi Lilian,

To passando pra agradecer pela sua participação no sorteio do blog Oxente, Menina!

Bjos, feliz ano novo!
Ana Luiza